1 de nov. de 2011

Sambo, O Menino que Comprou Um Guarda-Chuva

Uma linda história para ensinar às crianças sobre a Palavra de Deus

Figura 1: Naquele dia Sambo estava muito contente. Para um menino africano era muito importante completar 12 anos. Ele ganhou de sua mãe dinheiro e poderia ir até a aldeia a fim de comprar para si o que quisesse. Sambo havia sonhado muito com esse dia. Pensava, pensava,... mas não sabia que presente comprar. Talvez comprasse um brinquedo, doces, roupas,... Ele havia ganhado um bom dinheiro e queria comprar algo especial para aquele dia tão feliz! Ele chegou ao centro da aldeia e começou a percorrer as bancas do comércio, mas não encontrava nada que chamasse sua atenção, que fosse bem legal! Depois de procurar por um bom tempo, Sambo deparou-se com um objeto que nunca tinha visto antes...

Figura 2-    Mas o que poderia ser aquilo? Estava lá exposto na banca; era a coisa mais estranha que ele já tinha visto. Será que era um brinquedo? Roupa? Ele não fazia a menor idéia do que fosse aquilo. Mas achou bonito e interessante. Por isso resolveu perguntar.
- É um guarda-chuva. – disse o vendedor da banca.
- Ah! – disse Sambo espantado – quer dizer que quando chove a gente pode guardar a chuva dentro dele?
- Não, rapazinho. Quando chove o guarda-chuva é que guarda você da chuva.
- Puxa, que legal. Então se eu tiver um guarda-chuva eu não vou mais me molhar quando estiver chovendo. Vou comprar!

Figura 3: Sambo ficou realmente muito feliz com seu guarda-chuva. Pensava todo feliz consigo mesmo o sucesso que isso não ia fazer lá na tribo.
E assim foi caminhando todo contente e satisfeito, imaginando o dia em que poderia usar seu presente, ficou até torcendo para que começasse a chover. E não é que começou a aparecer umas nuvens escuras, um ventinho de chuva! Sambo dizia pelo caminho todo contente:
- Pode chover, porque eu não vou me molhar. Agora eu tenho um guarda-chuva!E caiu um pingo aqui,       outro pingo lá. E começou a chover pra valer...




Figura 4: Sambo ia caminhando e também ia se molhando. Ué? Sambo não estava entendendo nada. Ele tinha um guarda-chuva, mas estava se molhando. As pessoas passavam, ficavam olhando e rindo de Sambo.
- Ah! Já sei, acho que estou usando do jeito errado. Como eu sou bobo!E rindo de si mesmo colocou o guarda-chuva no lugar que achava ser correto...


Figura 5: Sambo colocou o guarda-chuva acima da sua cabeça, imaginando que agora sim o problema seria resolvido. Vejam, que situação a do Sambo, ter algo tão útil e não saber usar. O pior é que ele estava ficando realmente nervoso com aquela situação, e resolveu voltar até a banca para reclamar com o vendedor.
Para Sambo, estava bem claro que havia sido enganado. O vendedor havia lhe vendido um guarda-chuva estragado.Quando já ia voltando pelo caminho, todo furioso, alguém se aproximou.

.



Figura 6: “Não é assim menino. Deixe-me ajudá-lo e lhe mostrar como é que se usa um guarda-chuva”.
O homem pegou o guarda-chuva e o abriu. Sambo levou um enorme susto quando viu o seu guarda-chuva aberto. Sambo ficou muito feliz e agradeceu aquele senhor que o ajudou. Continuou seu caminho para casa, agora já não mais triste e furioso, mas, muito feliz e satisfeito.


Figura 7: Agora sim! Sambo estava contente, já não se molhava mais. Pôde chegar em casa com um presente nas mãos e uma lição no coração: devemos procurar saber como as coisas funcionam e para que servem”.Vocês sabiam que há algo muito mais útil que um guarda-chuva e que muitas pessoas não sabem usar? Talvez você mesmo a tenha e não esta sabendo usá-la. Do que será que eu estou falando?






Figura 8: Estou falando da Bíblia, da Palavra de Deus. Precisamos abri-la e lê-la para que possamos saber e aprender sobre as lindas promessas que o Senhor tem para nós. É na Bíblia que aprendemos que Deus nos deu um presente muito especial (João 3.16)... Jesus o nosso Salvador. Ele nos salva do pecado. Sabem, o pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus como, por exemplo, xingar, mentir, brigar, roubar,... Mas a Bíblia é realmente um livro maravilhoso, em I João 1.7 nos diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e no versículo 9 diz, ainda, que: “... se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados...” Então meu amiguinho eu te faço um convite muito especial, você quer receber a Jesus como seu Salvador, quer que Ele more em seu coração e seja o seu melhor amigo? Então vou orar por você...


0 comentários:

Postar um comentário