Importância dos Recursos Visuais

Os Recursos Visuais promovem uma melhor assimilação do ensino

O recurso visual torna o ensino claro, possibilitando uma melhor  compreensão e assimilação . Também os usamos para tornar a aula mais atrativa, participativa e agradável.
    Podem ser eles:
Gravuras, cartazes, bonecos de reciclagem , fantoches, aventais, flanelógrafo, quadro de pregas, teatros de mesa, maquetes, um simples objeto... O importante é que este traga clareza sobre o que você está ensinando para as crianças.


Os recursos visuais auxiliam na disciplina 
        Numa aula bem preparada com os recursos
 apropriados, manejados adequadamente pelo professor, a indisciplina ocorre com menos frequência do que numa “aula sem graça”.
        Até o aluno mais indiferente vai parar para ver e ouvir se o que estiver sendo exposto for atraente aos olhos, então ele ouvirá e esse é o nosso papel, fazer com que eles ouçam e ouvindo creiam nos   ensinamentos Bíblicos.

O ambiente em que as crianças se encontram também contribui para assimilação do ensino

Sua sala de aula pode ser um recurso favorável, ou não, ao processo ensino-aprendizagem.
       Faça um teste: Dê aula para um grupo de crianças em
uma sala de aula sem nenhuma decoração, depois dê outra aula para a mesma turma em uma sala decorada (mesmo que a decoração seja simples) observe em qual sala você terá uma melhor participação. 
 
                 Dica
O professor que deseja fazer da sua aula um momento de “Aprendizagem Bíblica” deve enriquecê-la com recursos visuais.
      Podendo usar visuais em todos os momentos de sua aula: ensinando versículos, ensinando cânticos, em períodos especiais, concurso, principalmente na lição Bíblica.
       E não esqueça a presença e o uso da Bíblia na sala é o nosso melhor recurso visual.

1 comentários:

valquiria borges disse...

ola tia também uso esses recursos e é incrievelquando voce conta uma historia e fala voces lembram daquela história que tinha um bau eles logo se lembram e até pedem pra mostrar de novo.amo esse trabalho .
se puder faça me uma visitinha.
http://livreacessoebd.blogspot.com.br/

Postar um comentário