22 de abr. de 2013

Criados Com Um Propósito

· 


   OBJETIVO: Saber que Deus nos ama, nos conhece e nos criou com um propósito: glorificar o seu nome.

BASE BÍBLICA: Salmos 139: 14-16

Sugestões para apresentar este estudo: Faça um cenário com abelhinhas, flores e outras coisas que faça parte da vida das abelhas. Para a apresentação do estudo nossos professores caracterizaram-se de zangão e abelha. Foi uma alegria só para a criançada. 





lembrancinha

Estudo da nossa Amiguinha Abelha
Deus criou tantos insetos maravilhosos e fantásticos. Ele criou cada tipo de inseto dentro de um propósito, e cada um tem um importante papel neste mundo. Pulgas, aranhas, formigas, e até mesmo as baratas desempenham um parte muito importante na nossa vida.

As abelhas produtoras de mel são importantes porque elas polinizam as flores que produzem a fruta que comemos. Árvores e plantas precisam ser polinizadas de alguma forma a fim de produzirem uma colheita. Se elas não forem polinizadas, elas não produzem frutos.


As plantas são polinizadas de diferentes maneiras. Alguns pólens são levados pelo vento de uma flor para outra. Abelhas são responsáveis pela polinização de um terço das nossas árvores e semeaduras, o que produz a comida que comemos. Sem as abelhas nós teríamos muito menos alimentos para comer.


Deus criou as abelhas com um propósito especial. Elas têm um importante trabalho a fazer. Mas Ele as criou perfeitamente ajustadas para esse tipo de trabalho. Todas trabalham juntas e cada uma tem uma função especial, nenhum trabalho é mais importante do que o outro.


Existem cerca de 20 mil espécies de abelhas na natureza. As chamadas ‘abelhas sociais’ são especialmente boas para a polinização. Vejamos quais as funções dessas abelhas:


Abelha rainha

Existe apenas uma rainha para cada colméia. Ela passa toda sua vida pondo ovos para gerar mais abelhas. Ela pode colocar cerca de 200 mil ovos em uma estação.

Zangões

Há cerca de 200 zangões numa colméia. Sua única função é a fecundação das rainhas

Abelhas Operárias

A abelha operária é responsável por todo o trabalho realizado no interior da colméia. As abelhas operárias encarregam-se da higiene da colméia, garantem o alimento e a água de que a colônia necessita coletando pólen e néctar, produzem a cera, com a qual constroem os favos, alimentam a rainha, os zangões e as larvas por nascer e cuidam da defesa da família.

Além destas atividades, as operárias ainda mantêm uma temperatura estável, entre 33º e 36ºc, no interior da colméia, produzem e estocam o mel que assegura a alimentação da colônia, aquecem as larvas (crias) com o próprio corpo em dias frios e elaboram a propelis, substância processada a partir de resinas vegetais, utilizadas para desinfetar favos e paredes, vedar frestas e fixar peças.


Como você pode ver, existem muitas e muitas coisas que precisam ser feitas a fim de manter uma colméia em ordem e funcionando. E cada pequenina abelha é muito importante.


Pense sobre isso.

Se Deus criou esses pequeninos insetos para um trabalho tão importante como esse, quão mais importante ainda é o trabalho para o qual ele criou você?

Assim como Deus tem um plano para esses insetos, ele tem também para a sua vida. Mas para Deus você é mais importante do que um inseto! Você foi criado a própria imagem de Deus. Isso significa que você tem as mesmas características de Deus.


Talvez você não seja a pessoa mais inteligente, ou a mais rápida, a mais bonita, ou a pessoa mais atlética, talvez você pense que não tem nenhum talento especial. Mas Deus criou você exatamente assim como você é. A Bíblia diz que Ele te conhecia antes mesmo de você nascer. A Bíblia diz que Ele uniu todas as partes do seu corpo quando você ainda estava no ventre da sua mãe. Ele te criou exatamente como Ele queria que você fosse.


Leia o Salmo 139.14-16
“Eu te agradeço por me ter criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma sei disso muito bem. Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre de minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra. Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro!” 

APLICAÇÃO
 A Bíblia também diz em Efésios 2.10 que somos feitura de Deus, sua obra prima e que com Jesus trabalhando em nós podemos fazer as boas coisas que Ele planejou que fizéssemos.
O dicionário diz que uma obra prima é uma excepcional boa peça de um trabalho criativo. Deus criou você diferente das abelhas. Você é muito, muito mais importante para Ele do que as abelhas.

Você foi criado a imagem e semelhança de Deus e Ele te deu vontade própria (o livre arbítrio). Isso significa que Ele te deu a habilidade de escolher como viver a sua vida.


Ele também te criou para realizar boas obras, mas cabe a você escolher fazê-las. Deus criou você para glorificáLO em cada coisa que você faz, mas cabe a você escolher seguí-LO.


As abelhas não têm escolha do que fazer. Elas receberam um instinto e elas seguem esse instinto de vida. Elas não podem decidir fazer as coisas elas próprias, ou de seguir um outro plano de vida.


Deus deseja boas coisas para você, mas cabe a você fazer as escolhas. Você é a obra prima de Deus e Ele deseja que você O glorifique seguindo a Ele e sendo como Ele é. 








0 comentários:

Postar um comentário