16 de abr. de 2011

O Uso dos Fantoches


Os fantoches são bonecos usados nas encenações, como recursos de comunicação. Eles são eficientes auxílios no ensino. Usados corretamente, captam o interesse e despertam a imaginação das crianças e dos adultos. É principalmente através da entonação da voz que o manipulador do boneco transmitirá ao público acão, emoção e a própria mensagem.
Os fantoches podem ser usados para fazer anúncios, ensinar cânticos, fazer brincadeiras, contar histórias, representar personagens bíblicos e de outras terras, ensinar hábitos, e também para entretenimento. Eles podem ser confeccionados e apreciados por todas as idades.

  • São bons para uso com as crianças introvertidas demais;
  • Estimula o senso de responsabilidade, disciplina e modéstia, pois ao usar o fantoche, ela se concentra na importância de seu papel e sente, também, o dos outros personagens;
  • Ao participar na confecção dos bonecos e de cenário, as crianças estarão desenvolvendo a coordenação visual-motora, a autocrítica, o senso estético, a imaginaçã ocriadora, a habilidade manual, tecnicas de desenho, modelagem, pintura, recorte, habilidade para trabalhar em equipe.
Fonte: Recursos Didáticos para Classes de todas as faixas etárias (Charlotte Estelle Vaughan)

0 comentários:

Postar um comentário