3 de ago. de 2011

Hora de Brincar



Jogo da Chuva e do Sol 

Coloque-se à frente do grupo e explique as regras de comando. Peça a todas as crianças que posicionem suas mãos com os estivessem prontas para abrir um guarda-chuva. Se você disser a palavra "CHUVA" , todas deverão abrir o seu guarda-chuva. se disser as palavras "NÃO CHUVA"  ou "NÃO CHOVE", todas devem fechar o guarda-chuva (fazendo o movimento).
   Se disser a palavra "SOL", todas devem levantar os braços e abanar. Se você disser "SAIU O SOL", as crianças se abraçam e se cumprimentam. Varie os comandos para confundir e divertir os grupos.




Hospitalidade - Como Vai?

Todos ficam de pé, em roda, uma pessoa fica fora da roda. Essa se aproxima e toca em alguém, que será o hospedeiro. O hospedeiro vira, olha para a pessoa e pergunta:
- Como vai? A outra responde: - Eu vou bem, obrigada. Repetem essa saudação três vezes. Depois, saem correndo, uma para cada lado do roda. Quando se encontram, param e repetem a mesma saudação, novamente três vezes. Depois, cada uma continua correndo, procurando o lugaar desocupado. Aquela pessoa que não chega a tempo continua a brincadeira, procurando outro hospedeiro. 

Sinais

As crianças caminham livremente pela sala. Combine sinais auditivos aos quais elas devem reagir.
Uma palma: ficar parado.
Duas palmas: sentar no chão.
Três palmas: pular.
Quatro palmas: sentar em sua cadeira.


Caça ao Jornal 

Forme duplas. Conte quantas duplas foram formadas e distribua a mesma quantidade de folhas de jornal pelo chão, menos uma. Ao som de uma música, todos caminham pelo espaço sem pisar no jornal. Quando a música pára, o par procura pisar numa folha. O par deve estar junto e pisar na mesma folha. Cada vez quwe a música recomeça, tire uma folha de jornal. A brincadeira segue enquanto os pares conseguirem equilibrar-se todos nas folhas de jornal que ainda estiverem à disposição.






 

0 comentários:

Postar um comentário