4 de ago. de 2011

Ilustrações de temas Bíblicos Através de Objetos Comuns

Maçãs Estragadas

“... Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo” (Mateus 23:26).

Textos adicionais: Provérbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efésios 4:29; Levíticos 19:17; I João 3:15.
 
Material Necessário
 
• 1 maçã vermelha
• 4 fios de barbante com 5 cm cada
• Faca afiada ou estilete
• Giz de cera preto
• Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.)
 
Modo de Preparar
 
Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em água por alguns minutos.
Com a faca, lasque a casca da maçã de baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem soltá-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente você colocará os seus dedos para segurar a maçã durante a apresentação). Levante cada lasca da casca e, com o auxílio de um objeto com ponta, faça buracos com 2,5 a 3 cm de profundidade. Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabeça preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da maçã para o seu lugar.
Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a maçã for mostrada às crianças. A maçã deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficarão evidentes se ficarem escuros.

Mensagem
 
Reafirme a beleza da maçã e lembre às crianças como é gostoso comer uma maçã quando estamos com fome. Porém, algumas vezes a aparência exterior é enganosa.
Esta maçã está linda por fora e parece estar deliciosa, mas vamos olhar mais de perto... (encontre uma das lascas, mantenha as demais ocultas sob seus dedos e volte a lasca no lugar).
Sim, este é um lugar que não poderíamos ver. Vejam agora!
(Comece a puxar o “bicho” para fora. Puxe cerca de três quartos dele e, se conseguir, dobre-o. Deixe-o nessa posição até que tenha falado a seu respeito; depois, remova-o totalmente.)
Algumas pessoas se parecem com este verme. Parecem ser boas e piedosas porque vêm à igreja normalmente e têm a aparência de serem muito cristãs, porém, interiormente, onde Deus vê, há certos pecados que arruínam sua boa imagem (repita o procedimento com cada “verme”, nomeando um a um pelos pecados relacionados abaixo e fazendo aplicações adequadas).
 
Vermes (ou bichos)
(Use as referências bíblicas como base para os seus comentários.)
 
1. Orgulho - Provérbios 16:18.
2. Mentiras - Colossenses 3:9; Apocalipse 21:8.
3. Palavras impróprias, indecentes - Colossenses 3:8; Efésios 4:29.
4. Ódio - Levíticos 19:17; I João 3:15.
 
REFLEXÃO 
 
É muito comum uma maçã saudável apodrecer após algum tempo fora do pé, mas é impossível uma maçã podre voltar a ser boa. E é exatamente isso o que acontece com o poder de Deus em nossa vida.
Esse é o único poder que transforma algo estragado pelo pecado em algo totalmente puro, saudável e bom. Quantos aqui gostariam de pedir a Jesus que os ajude a serem bons para o papai, para a mamãe e seus coleguinhas? Quero ver as mãos!



DEIXE A SUA LUZ BRILHAR


“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).

 
Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.

 
Material Necessário
1 abajur pequeno sem o quebra-luz
4 quadrados de papel de embrulho dobrados ao meio
Uma caneta hidrográfica ou giz de cera preto

 
Modo de Preparar

 
Dobre o papel ao meio e faça um recorte centralizado na dobra de cada quadrado de papel, suficientemente grande para permitir que a lâmpada passe por ele.
Com a caneta ou giz de cera, escreva um pecado em cada uma das folhas dobradas para impedir que a luz brilhe (desobediência, mentira, inveja etc.)

 
Mensagem
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).
(Coloque a lâmpada do abajur e as folhas de papel sobre a mesa.)
A lâmpada representa qualquer um de nós. Sem Cristo não temos luz. Pois Ele é a verdadeira Luz e é a Sua luz que refletimos (João 1:9). (Ligue a lâmpada.) Agora que temos luz, devemos deixá-la brilhar (Mateus 5:16).

Algumas vezes, os pecados impedem que Cristo brilhe através de nós.
Primeiro papel: Desobediência. Comente: Quando desobedecemos nossos pais, os professores na escola ou os líderes na igreja, estamos impedindo que a luz de Jesus brilhe através de nós.
(Desdobre o papel com a palavra “Desobediência” e cubra a lâmpada.) Se realmente procuramos ser honestos em tudo, a luz de Jesus irá brilhar intensamente por meio das nossas atitudes e do nosso comportamento (atravesse o papel na lâmpada pelo corte feito, até que esta fique totalmente visível e o seu brilho seja revelado).
Segundo papel: Mentira (Fofoca entre amigos, vizinhos, parentes, etc.).
Contar mentiras também impede que a luz de Cristo brilhe através de nós (coloque o papel cobrindo a luz). Quando vencemos essa tentação (passe a lâmpada pelo corte do papel), estamos deixando nossa luz brilhar. Deus nunca permite que Seus filhos sejam tentados além do que possam suportar (I Coríntios 10:13) e estará sempre dando forças para que eles consigam vencer cada tentação.
Terceiro papel: Negligência (Levantar tarde no sábado de manhã, não estudar a Bíblia, não se alimentar corretamente etc.).
Algumas vezes somos tentados a dormir até mais tarde, a não estudar a nossa Bíblia, não desenvolver bons hábitos alimentares ou fazer tantas coisas que nos prejudicam (coloque o papel sobre a luz). Ao fazer isso, impedimos que a luz de Jesus brilhe através de nós. Quando fazemos o que é correto, vencemos a preguiça, levantamos sempre na hora certa, desenvolvemos bons hábitos (passe a luz pela fenda do papel), estamos deixando a luz de Jesus brilhar através de nós.

 
REFLEXÃO
Muitas vezes, nós nos esquecemos de que devemos brilhar, que devemos refletir a luz de Jesus. Deus nos permitiu nascer com a missão de mostrar a todos o Seu grande amor em toda a nossa vida. Não devemos viver uma vida “apagada”, sem a luz de Jesus em nós. Vamos começar a deixar nossa luz brilhar hoje mesmo?


COISAS PEQUENAS, PORÉM IMPORTANTES!

 
“Que é isso na tua mão?” (Êxodo 4:2).
 
Textos adicionais: Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 17:3-6; I Samuel 17:40-51; João 6:1-14; Marcos 12:41-44; Atos 9:36-42.
 
                        Material Necessário
                       1 cajado
                                     1 agulha com linha
Pedaço de tecido
Pedaço de couro
5 pedrinhas
2 barbantes fortes
1 moedinha
1 lancheira pequena (cheia de papel)

Modo de Preparar
Coloque todos os materiais sobre a mesa.

Mensagem
(Fale brevemente sobre cada uma das histórias bíblicas relacionadas. Uma delas pode ser omitida, se houver necessidade, devido ao tempo. Faça o estilingue diante da classe, enquanto fala a respeito de Davi.)
Costure enquanto fala a respeito de Dorcas. Enfatize a insignificância
de cada objeto e como cada um trouxe libertação do sofrimento, liberdade aos cativos e liberdade às nações.

1. Moisés usou um cajado –
Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 71:3-6 (segure o cajado e caminhe enquanto fala).
2. Davi usou seu estilingue (ou funda) – I Samuel 17:40-51 (atire com ele).
3. O menino deu seu lanche a Jesus – João 6:1-14 (segure a lancheira enquanto conta resumidamente a história).
4. A viúva deu sua moedinha como oferta – Marcos 12:41-44 (deixe as crianças segurarem a moeda enquanto conta a história).
5. Dorcas usou sua agulha e linha – Atos 9:36-42 (costure o tecido).

Estes objetos são muito pequenos, mas ajudaram a realizar grandes coisas. Muitas vezes, buscamos a força nas armas para levar pessoas à liberdade, mas Deus realmente necessita de pessoas, pessoas de todas as idades, que estejam dispostas a usar aquilo que possuem, ainda que seja algo bem insignificante.
Deus pode nos usar assim como somos, se trabalharmos para Ele com toda a nossa capacidade (cante com o grupo o hino “Rapaz Davi”).

REFLEXÃO
O costume de muitas crianças é observar e admirar o que os mais velhos fazem com grande facilidade. A Bíblia nos ensina como as coisas simples e pequenas são importantes também. A cada dia, temos muitas oportunidades de ajudar os outro, mesmo com simples e pequenas ações. Se você fizer sempre à vontade de Deus, estará transformando o seu dia em bênçãos para você e para o próximo.

  

AS DUAS CASAS



“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3:11).

 
Textos adicionais: Mateus 7:24-27; I Timóteo 6:19.

 
Material Necessário
Cartolina amarela
Cartolina cor de cerâmica
Bíblia
                                        Tijolo pequeno
                                          Areia
                                      Caneta hidrográfica preta
                                     Tesoura
                                      Suporte de madeira ou isopor
                                      Um ventilador
 
Modo de Preparar
Com a cartolina amarela, faça as laterais da casa e desenhe as portas e janelas. Corte a cartolina de cor cerâmica e dobre ao meio para formar o telhado. Faça os detalhes do telhado com a caneta hidrográfica preta. Não cole as peças da casa e do telhado, pois essa casa deve desmoronar. Quanto mais peças, melhor o efeito. Monte a casa sobre uma base quadrada de madeira ou isopor, de modo que a possa transportar. Embaixo e ao redor da casa, espalhe bastante areia.
Para construir a casa sobre a rocha, limpe o tijolo e desenhe as portas

e janelas. Coloque o tijolo sobre a Bíblia, que representa o fundamento na rocha. Agora você tem a casa construída sobre a rocha.
As duas casas devem ser preparadas com antecedência, mas apresente-as à medida que se desenrolar a história.

 
Mensagem
Com suas próprias palavras, conte a história das duas casas relatadas em Mateus 7:24-27. Primeiro, fale a respeito da casa construída sobre a areia. Quando chegar ao ponto em que veio a tempestade e sopraram os ventos, utilize um ventilador. A casa irá desmoronar e a areia vai se espalhar por todos os lados (teste com antecedência).
Continue, então, contando a respeito da casa construída sobre a rocha. Os ventos sopram tão violentamente quanto antes. (Coloque o ventilador na direção da casa, da mesma forma que na outra que desmoronou.) A casa não se abala. Ela foi construída sobre o fundamento certo (peça para o grupo recitar I Coríntios 3:11).
Como vocês podem ver, a rocha sobre a qual devemos construir a casa da nossa vida é a Palavra de Deus. As verdades das Escrituras são o único fundamento seguro; isso significa aprender e praticar a vontade de Deus em nossa vida diária, fazendo sempre o que Ele deseja que façamos, ou seja, amá-Lo e obedecer aos Seus Mandamentos.
(Cantem um hino que fale da Rocha.)

 
REFLEXÃO
Onde vocês gostariam de construir a sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia?

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! Muito criativo e me ajuda muito!

Unknown disse...

Que benção. Amei. vou utilizar na EBD. Muito obrigada, Deus abençõe seu ministério!

Richers disse...

Parabens que o senhor Jesus continue te iluminando.
Amei muito pela a criatividades.

Postar um comentário