14 de ago. de 2012

O paralítco de Cafarnaum - Cenário


Jesus e Seus amigos estavam numa casa na cidade de Cafarnaum. Que nome diferente, não é? Muitas pessoas estavam por ali. Algumas queriam ver Jesus, outras queriam ser curadas de suas doenças, outras só queriam ouvir Jesus ensinar. Havia tanta gente, que alguns tentavam chegar perto de Jesus, mas não conseguiam.

 
Você já precisou da ajuda de um amigo para fazer algo para você? como foi? (Deixe as crianças falarem.) Que bom podermos contar com bons amigos!
Certa vez, uma homem precisou de alguns amigos para fazerem algo importante para ele.
A Bíblia não diz o nome do homem, mas diz que era paralítico, isto é não podia andar. Ele estava sempre deitado.


Este homem tinha quatro amigos.  Eles gostavam de seu amigo paralítico e queiram ajudá-lo. 


Certo dia, aqueles quatro amigos souberam que Jesus estava na cidade deles, em Cafarnaum. Eles sabiam que Jesus poderia ajudar seu amigo paralítico.  
 Então carregaram o doente até a casa  onde Jesus estava, mas ela estava muito cheia. Tentaram entrar pela porta , mas havia muita gente.


O telhado das casas da época de Jesus era diferente dos telhados que conhecemos. Ele era quadrado. 


 
Então, tiveram uma idéia: subiram até o telhado da casa onde Jesus estava e tiraram um pouco da telha, amarraram cordas na maca (cama) do paralítico e o desceram pelo buraco do telhado. Desceram-no bem pertinho do lugar onde Jesus estava. Espertos, não?


 Então, Jesus disse: " Os teus pecados estão perdoados". Quando as outras pessoas ouviram que Jesus perdoou os pecados do paralítico, ficavam bravas. Elas pensaram: "Por que Ele fala deste modo? “Quem pode perdoar pecados é só Deus!" Mas Jesus sabia tudo o que elas estavam pensando. Então Jesus fez outro grande milagre, não só perdoou os pecados do doente, mas disse: "Levanta, toma a tua cama e anda".


 
Ele se levantou na mesma hora e andou. As pessoas ficaram admiradas e louvaram a Deus. Jesus queria mostrar a todo que Ele tem todo poder: o de perdoar os pecados e o de curar qualquer doença.
Os amigos daquele homem devem ter ficado muito felizes!

 
Conclusão

Que bom que aquele paralítico pode contar com a ajuda dos quatro amigos que o levaram a Jesus. Nós também podemos levar nossos amigos a Jesus. E, também, podemos contar com a ajuda de nosso melhor Amigo. Quem é Ele? Muito bem, Jesus. Ele é poderoso, pode fazer qualquer coisa. Pode nos ouvir a qualquer hora, e nos ajudar em qualquer situação. 

1 comentários:

Geórgia Lopes disse...

Ficou muito lindo, parabéns!!!

Postar um comentário